sábado, 23 de fevereiro de 2013

Raças de Bovinos

O gado zebu é um bovino da subespécie Bos taurus indicus, apelidado por sua característica marcante de boi de corcova. A "corcova" é também chamada giba ou cupim, no Brasil, país onde a sub-espécie demonstrou grande potencial de adaptação e foi largamente utilizado em cruzamentos com os rebanhos de gado crioulo no país.

O gado indiano, conhecido pela sua habilidade de viver nos trópicos, adaptou-se de tal forma em nossa terra que em pouco tempo povoou grandes extensões de campos nativos, melhorando consideravelmente a pecuária de corte nacional. Mas apesar de sua rusticidade, verificou-se ser o gado zebu inferior às raças européias quanto à precocidade e rendimento de carne, foi então quando se decidiu fazer melhoramento genético dos bovinos.

Entre as diversas raças bovinas existentes no Brasil a mais comum é a raça nelore; uma das raças zebuínas. Atualmente, estima-se que o total do efetivo bovino brasileiro seja da ordem de mais de 190 milhões de cabeças. Desse total, 80% têm o sangue zebuíno. O Brasil tornou-se a segunda pátria do zebu e o principal país na exploração do gado de origem indiana com finalidades econômicas.

O nelore provou ser o melhor gado para o Brasil graças a sua adaptabilidade ao clima tropical do país. As raças européias se adaptam melhor à Região Sul. São utilizadas para o que se chama de ' cruzamento industrial ' isto é, cruzamento de gado zebu com gado europeu.

As raças taurinas originárias do Continente Europeu, foram selecionadas inicialmente para tração e trabalho, o que provocou um aumento da massa muscular e do peso adulto. As raças são conhecidas pelo elevado peso no nascimento, grande potencial de crescimento (ganho de peso), alto rendimento de carcaça aliada à pouca gordura de cobertura.


O Nelore é essencialmente uma raça produtora de carne.

Dentre as variedades trazidas da Índia, é a que vem sofrendo mais intensa seleção, tendo em vista a obtenção de novilhos para corte. Tem a seu favor uma boa conformação, cabeça pequena e leve, ossatura fina e leve, e alcança bom desenvolvimento. Como todo o Zebu, tem especial habilidade para o aproveitamento das forragens, mesmo grosseiras.É um gado muito vivo, ligeiro e manso, desde que convenientemente cuidado.

Variedades da raça Nelore:

o Nelore mocho: admitido no Registro desde 1969, veio a se tornar um dos mais importantes grupamentos, dentro das raças zebuínas, pelo contingente e pela qualidade do rebanho; o Nelore de Pelagem Vermelha e Amarela: conhecido desde os primórdios da seleção, foi admitido no Registro em 1984, havendo plantéis em vários Estados; o Nelore Malhado de Preto: igualmente com Registro desde 1984, vem há tempos sendo selecionado por pequeno número de criadores, com bons resultados.



Padrão da raça:

→ pêlos curtos, finos e lisos que auxiliam na eliminação do calor; → pelagem branco-cinza, e a pele preta apresentam um conjunto de propriedades físicas de refletir, absorver, irradiar e filtrar as diversas radiações solares dos trópicos;

→ É um animal que possui bons aprumos, cascos e ligamentos firmes, umbigo curto, vergalho bem direcionado, com testículos largos, bem conformados e curtos.


O gado Gir constituiu durante várias décadas o grupamento étnico mais numeroso mais valorizado dentro do rebanho Zebuíno brasileiro;

Observa-se que das raças indianas, a Gir é a que apresenta os menores pesos ao nascer;

É também muito utilizada em cruzamentos com a raça Holandesa preta e branca e com a Holandesa vermelho e branca, que dão origem a uma nova raça chamada Girolanda. Ainda possui uma linhagem para a produção de leite, denominada de Gir Leiteiro;

Padrão da raça: o extremamente dócil, com aptidões para o leite e carne, o caracteriza-se por apresentar perfil convexo e ultraconvexo, testa proeminente, com chifres laterais freqüentemente retorcidos, o barbela desenvolvida e com pelagens das mais variadas, podendo apresentar pêlos brancos, vermelhos, amarelos e pretos em combinações muito variadas.

Trata-se de um dos mais antigos tipos de gado Zebu asiático. Observou-se também que um de seus traços mais característicos, os chifres em lira, é encontrado em algumas variedades do Zebu africano, devido à remota infusão de seu sangue;

De dupla aptidão, tem leite com elevado teor de, seus chifres são utilizados para a fabricação de berrantes;

Padrão da raça: o sub-côncavo a retilíneo; o orelhas Pendentes. Médias, relativamente largas e de pontas arredondadas; o chifres desenvolvidos.simétricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IFS